A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 16 de abril de 2011

15/04/2011 - 15h58

Bahia fornece banheiro químico e 600 kg de carne por dia ao MST

MATHEUS MAGENTA
DE SALVADOR

Para recepcionar quase 3.000 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que estão acampados desde segunda-feira na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, em Salvador, o governo baiano instalou banheiros químicos, chuveiros, toldos e fornece 600 kg de carne por dia para o grupo.

Não é a primeira vez que o governo de Jaques Wagner (PT) prepara uma recepção para o MST. No ano passado, foram instalados banheiros químicos e um tanque de água. Em 2009, o governo baiano causou polêmica ao gastar R$ 161,3 mil em aluguel de ônibus para transportar integrantes do MST de volta ao interior baiano após a invasão do prédio da mesma pasta.

As medidas foram criticadas pela oposição. Para o vice-presidente estadual do DEM, Heraldo Rocha, o governo petista está "paparicando" o movimento em vez de gastar dinheiro em outras áreas prioritárias, como a saúde pública.

Segundo o governo baiano, a medida é legal e serve para dar apoio logístico aos manifestantes e evitar a depredação do patrimônio público.

Os manifestantes acampados em Salvador cobram uma audiência com Wagner, além de uma série de reivindicações, como a criação de mais assentamentos e a melhoria dos que já existem. O governo baiano formou uma comissão para negociar com o grupo.

A ação faz parte da jornada de protestos e invasões chamada "Abril Vermelho", promovida anualmente para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, em 1996. Neste ano, o MST já invadiu 40 fazendas na Bahia.

Nenhum comentário: