A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 5 de junho de 2010

CRÍTICAS OU CONDOLÊNCIAS

Osias Wurman
Jornalista

Agora entendo melhor o significado da palavra russa Pogrom, tão mencionada por meus antepassados de origem polonesa, e que nunca pude entender em sua malignidade coletiva, destrutiva e discriminatória anti-judaica.

A mídia internacional deixou-se levar por um genial golpe de propaganda anti-sionista orquestrado pelos mesmos que pregam a destruição do Estado Judeu, transformando-se num massacre midiático a tudo e a todos os israelenses. Um verdadeiro Pogrom!

Lamentar profundamente a perda de vidas humanas é tradição milenar do judaísmo.

Diferentemente dos fundamentalistas, na civilização judaico-cristã o objetivo da vida não é a morte ou o martírio: é viver, crescer, construir!No caso da flotilha, cabe debitar a tragédia aos turcos irresponsáveis, organizadores desta aventura que, certamente, contaram com o financiamento e a cumplicidade dos “amigos de Teerã”.

Aos poucos o mundo civilizado entenderá o que estava maquiado na flotilha, como os 50 mercenários contratados para o caso de enfrentamento físico, e que desempenharam seu papel com algum sucesso, nos primeiros minutos da abordagem.

Gaza é dominada pelo grupo terrorista fundamentalista Hamas, uma filial avançada do ódio e do fanatismo irracional, que dividiu pelo golpe e pela força o próprio povo palestino.

Não recordo ter ouvido falar sobre “solidariedade humanista” às vitimas civis israelenses durante os atentados suicidas em ônibus, restaurantes e shoppings de Israel, que ceifaram milhares de vidas de civis. Também omitiram-se os humanistas, nos últimos cinco anos, quando cerca de 10 mil foguetes Qassam foram lançados de Gaza sobre a população israelense.

E o soldado Shalit, que encontra-se seqüestrado há cerca de 4 anos pelo Hamas, sem direito a visitação por instituições humanitárias ?

O atual bloqueio visa inibir a produção de foguetes pelo Hamas e evitar a entrada de armas e munições. Também o Egito bloqueou a sua fronteira terrestre com Gaza.

Os suprimentos tem entrado em Gaza em bases regulares, por via terrestre, atendendo as necessidades que a situação de beligerância permite.O governo de Israel deverá tomar medidas apropriadas para repassar a fiscalização do bloqueio para instituições internacionais, no intuito de evitar maiores atritos no futuro.

A força da propaganda enganosa foi tão eficiente que até cegou algumas das ditas “lideranças comunitárias judaico-brasileiras” que calaram-se covardemente ou falaram de futebol nos últimos dias.

A História não fala dos covardes, e estes serão esquecidos pelas gerações.Neste momento de acusações, vale lembrar o ensinamento de Golda Meir, a primeiro-ministro de Israel na década de 70: “É preferível as críticas do que as condolências”.

SHALOM, SALAM, PAZ !

Nenhum comentário: