A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

De Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, em São Paulo:

“O progresso de Israel é um modelo para os países do Oriente Médio”

O Fundo Comunitário realizou, na Hebraica-SP, uma palestra com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O convidado discorreu sobre temas como a importância do trabalho de ONGs, meio ambiente, combate à pobreza e as perspectivas de paz no Oriente Médio. "Faço hoje em minha vida o que vocês estão fazendo aqui: promover o bem estar de quem mais precisa", afirmou, lembrando que "a filantropia é algo natural ao povo judeu. Doar para quem necessita ajuda é um ato que deve nos deixar feliz. A maioria de nós têm mais do que precisa e a contribuição a causas importantes é algo que deve nos satisfazer mais do que comprar uma nova TV, por exemplo". Ele mencionou diversas vezes as conquistas de Israel em áreas como agricultura e tecnologia. E enfatizou "O progresso de Israel é um modelo para os demais países do Oriente Médio". Ao final de sua apresentação, contou sobre sua amizade com o líder israelense Yitzhak Rabin. "Ele foi uma das pessoas mais admiráveis que conheci durante meu período como presidente, e o dia em que ele morreu foi um dos dias mais tristes da minha vida", lembrou.
Em seguida, Johanna Perugia, presidente voluntária do Conselho Mundial do Keren Heyesod, lhe entregou um livro sobre a instituição. "Obrigado pelo firme apoio que o senhor sempre emprestou ao Estado de Israel. Shalom, chaver (amigo, em hebraico)". Já o presidente do Fundo Comunitário-SP, Rafael Nasser, discorreu sobre a forte ligação entre Israel e os judeus da Diáspora. “Somos judeus brasileiros. Almejamos um mundo mais justo e democrático, onde os direitos humanos sejam um direito universal. Precisamos de um Israel forte, assim como Israel precisa de uma comunidade judaica vibrante, atuante e comprometida com nosso povo e com o judaísmo. São exatamente estes valores que norteiam o trabalho desenvolvido pelo Fundo Comunitário”.

Fonte: Jornal Alef

Nenhum comentário: