por José Eduardo C. Santarelli Manno em 4 dezembro 2010 às 2:56
.Tem tudo a ver, pois sua obra A ARTE DA GUERRA, escrita há mais de 2.500 anos, continua atual, e os homens e mulheres que militam na política buscam com ele orientações para tomar melhores decisões. O título em chinês da obra é Bing fa, traduzido como a Arte da Guerra, uma interpretação mais conveniente seria utilizar uma única palavra: “estratégia”, que vem do termo grego que significava “pensar como general”. Portanto, Bing fa deve ser entendido como habilidade militar, referindo-se ao planejamento e análise estratégica.
A obra apresenta um sistema distinto, não intuitivo, de tomadas de decisões. Sun Tzu é capaz de transformar uma idéia vaga sobre estratégia num conjunto de princípios claros e bem definidos, traduzindo-o em conselhos e objetivos para o sucesso nas ações e campanhas políticas. A única diferença sensível que existe entre a competição política e a da guerra consiste nos tipos de ferramentas utilizadas e na natureza do campo de batalha. Porem, quando se adaptam os métodos marciais de Sun Tzu, a política, as lições que surgem são extremamente instigantes.
Cinco são os elementos: a filosofia, o clima, o terreno, a liderança e os métodos. Elaborar uma minuciosa análise do eleitorado A correta análise do político pode ser a base da vitória. É imprescindível que você entenda o que determina o sucesso na política. Significa descobrir o que é importante para o eleitorado. Para tanto, é preciso aprender a ouvi-los e inclusive saber controlar as percepções das pessoas.
Mas antes de ir atrás de um segmento eleitoral é fundamental estar seguro que pode dominá-lo. A vitória ou perda de qualquer eleitor depende da analise prévia que se fez do mesmo. Escolher um eleitor alvo Vencer na política as vezes é caro e demorado. Atacar um concorrente muito forte pode esgotar os recursos de uma campanha.
Nunca se tem todas as garantias contra o fracasso, quando se vai em busca do eleitorado. Também não conhecemos o valor real de um eleitor, antes de conquista-lo. O marketing malfeito pode anular o valor total de uma campanha. Por essas razões e muitas outras você tem que ir atrás dos eleitores que geram sucessos rapidamente para sua eleição.
Criar uma campanha focada
O seu sucesso depende das suas habilidades de marketing e persuasão . Assim, uma campanha com foco funciona; aquela sem foco não. Um conceito único é fácil de explicar, o que não acontece com diversos conceitos. Um esforço concentrado tem êxito, já um esforço dividido pode levar ao fracasso. Uma mensagem única funciona, múltiplas mensagens não funcionam. Portanto, a unidade e o foco são fundamentais para criação de uma campanha de sucesso.
Criar o momentum na campanha
O momentum significa criar pressão, enquanto o momento oportuno libera essa tensão no momento certo, todos os ambientes competitivos tem uma natureza caótica. É necessário eliminar um pouco desse caos controlando-o, por meio da introdução de surpresas ou inovações no momento certo, ou seja, o momentum da campanha. Descubra, pois, uma idéia vencedora e ofereça-a aos seus eleitores no momento certo (você deve gerar o momentum), como uma idéia de campanha. É o momento que você se torna forte, os eleitores seguem as pessoas como a água que escorre de um despenhadeiro alto. E fazem isso ostensivamente quando lhes é oferecida segurança, tornando-se fiéis a você. Saiba, pois, valer-se bem do seu momentum de marketing para oferecer a seus eleitores uma visão a que se apegar. Assim, certamente eles o seguirão.
Conhecer as necessidades dos eleitores e saber satisfazê-las
No que se refere aos eleitores que estiverem apáticos, faça-os reagir. Se estiverem satisfeitos, faça-os querer mais. Seja hábil para conquistar eleitores, descobrindo as necessidades que os concorrentes ignoraram, ou que não foram atendidas por eles. Você deve saber exatamente em quais necessidades focar. Portanto, ao fazer um plano de campanha você deve conhecer seus pontos fortes e fracos, sabendo também o que o seu eleitor-alvo precisa.
A experiência política ensina: Ser criativo, para atrair a atenção das pessoas; Oferecer alternativas aos eleitores; Não ressuscitar mensagens que os outros descartaram; Não acreditar piamente em tudo que as pesquisas indicam; Não pressionar os eleitores; Não se referir aos pontos fortes dos concorrentes.
Desenvolver eficazmente a campanha
Você deve ser criativo ao desenvolver seu plano de campanha, encontrando pontos fracos e fortes em todas as situações. Valer-se da flexibilidade para usar abordagens diferentes e ainda assim ser coerente para conquistar o seu eleitor “alvo.” Você deve utilizar seus recursos com sabedoria. Não espere vencer sem enfrentar resistência, no lugar disso, esteja pronto para encontrar obstáculos, não creia que os concorrentes não atacarão. Em vez disso, construa a sua marca de trabalho e campanha de modo que os outros não possam ataca-los com facilidade. Assim, fortaleça a sua campanha criando uma imagem de ética e qualidade, às vezes defendendo o valor do seu trabalho. Portanto, é a qualidade que sempre garantirá a vantagem para sua campanha.
Saber lidar com os diversos tipos de eleitores
Alguns eleitores são abertos, outros são enganadores. Alguns são fechados, outros exclusivos. Aqueles que são fáceis de se proteger e outros para os quais não há foco. Por isso, deve saber controlar sua situação na campanha, é assim que você constrói a sua imagem e garante o seu sucesso. Portanto, você deve saber: Como obter vitórias e segmentos abertos; evitar situações enganadoras; fixar-se no segmentos exclusivos; lidar com situações de concorrentes entrincheirados; evitar os segmentos de eleitores excessivamente desfocados e estabelecer-se logo naqueles fáceis de se proteger. Analisar todos os estágios da campanha de marketing Sun Tzu descreveu os nove estágios da campanha militar e as táticas políticas especificas que elas implicam.
Para que você use o seu bom senso em relação a campanha, adaptamos o seguinte: Perceba quando a campanha é frágil. Perceba quando é fácil. Perceba quando é litigiosa. Perceba quando é compartilhada. Perceba quando é sério. Perceba quando é difícil. Perceba quando é limitada. Perceba quando é do tipo matar ou morrer.
Para se ter sucesso no estagio frágil, deve contar com a fidelidade de seus eleitores. No estágio fácil, deve se comunicar bem com os eleitores. No estagio litigioso, deve criar obstáculos para os concorrentes. No estágio aberto, deve defender sua posição junto ao eleitorado. No estágio compartilhado, deve se juntar a seus parceiros. No estágio sério, deve gerar receita. No estágio difícil, deve manter a campanha funcionando. No estágio limitado, deve defender sua posição em relação as pessoas chave. No estágio matar o morrer, deve se por a prova, conquistando seu mercado-alvo (eleitor).
Como se vê, muitas coisas devem ser feitas desde o inicio para que uma campanha de certo, tais como: Não permitir que seus planos sejam descobertos, conhecer as fraquezas dos competidores, ser rápido em tirar vantagens dessas fraquezas, etc... É o tom certo para uma campanha que a segura seu sucesso. Para saber realmente se é o tempo certo, não deixe de recorrer a analise de dados de sua pesquisa de campanha. Defina o momento em que a pressão chegou a ponto que se deve agir, a conclusão é que você precisa ser um líder bem informado e competente, para tanto, deve se cercar de pessoas preparadas e inteligentes, aptas para trazer informações valiosas. Sun Tzu, deixa claro, como ao utilizar espiões, a boa informação é essencial para se ganhar uma guerra ou uma campanha.
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sábado, 4 de dezembro de 2010
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