A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Equipe de Dilma tenta sufocar candidatura de Aldo

Temor é que clima de insatisfação com escolha de ministros contamine a maioria dos partidos da base governista



Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Preocupados com o crescimento de uma candidatura alternativa à presidência da Câmara, integrantes da equipe de transição já trabalham para sufocar o nome do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) junto aos partidos aliados. A ordem partiu da Granja do Torto, com o aval da presidente eleita, Dilma Rousseff. O objetivo é consolidar uma candidatura única, contornando os focos de insatisfação com a montagem do governo Dilma.


Há duas semanas, o PT lançou o nome do deputado Marco Maia (PT-RS) numa manobra que surpreendeu o núcleo de transição, que apostava na candidatura do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP). No Planalto, a manobra foi vista como recado a Dilma sobre a insatisfação da bancada petista com a composição do 1º escalão.


Por isso, no Torto o temor é que esse clima de contrariedade contamine a maioria dos partidos da base governista. E que os aliados usem a disputa pelo comando da Câmara para mandar um recado ao futuro governo, numa demonstração de força.


A estratégia da transição é pressionar os partidos aliados, sobretudo o bloquinho, formado por PSB, PDT, PCdoB e PRB. Há o temor da repetição do fantasma do ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), eleito presidente da Câmara em 2005, após um racha na base aliada.


- Não participamos da escolha do deputado Marco Maia e cogitamos a possibilidade de uma candidatura alternativa. Ficamos fora do processo e resolvemos não aderir. Agora, não sei por que esse povo está preocupado - disse ontem o deputado Aldo Rebelo.


Integrantes da transição foram alertados de que são vários os focos de insatisfação, em praticamente todos os partidos. PSB, PDT, PCdoB e o PRB, do bloquinho, argumentam que ficaram fora do processo de escolha. Mas, na prática, todos reclamam do espaço no primeiro escalão. A bancada do PSB não se sente representada. Já o PCdoB ficou incomodado com a ameaça de tirar do ministro dos Esportes, Orlando Silva, a Autoridade Olímpica. Já o PRB não foi contemplado com um ministério.


PTB e PSC também estão inconformados por terem ficado sem pasta no 1º escalão. Já a bancada do PR na Câmara não se conforma com o fato de Dilma ter escolhido o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) para o Ministério dos Transportes. Isso porque o senador tem pouco trânsito junto aos deputados.


Até mesmo o PMDB está inconformado com o espaço no Ministério. O líder peemedebista, Henrique Eduardo Alves (RN), está com dificuldade de controlar a bancada. Dos aliados, só o PP está satisfeito com a escolha do deputado Mário Negromonte (PP-BA) para Cidades. Além disso, a equipe de transição já identificou que é frágil o apoio recebido pelo petista Marco Maia dos partidos de oposição PSDB e DEM. Isso porque haverá mudança significativa das bancadas tucana e democrata. Além disso, há um racha interno no DEM, o que pode favorecer a candidatura de Aldo.
O GLOBO - 27/12/2010

--
Postado por LILICARABINA no LILICARABINA em 12/27/2010 09:54:00 PM

Nenhum comentário: