A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Crise diplomática Aumenta a tensão entre EUa e Venezuela

Sexta feira, 31 de dezembro de 2010 – Do jornal argentino ‘La Nación’

TRADUÇÃO DE FRANCISCO VIANNA

CARACAS – As relações diplomáticas entre a Venezuela e os EUA ficaram ainda mais tensas, ontem, quando Roy Daza, alto dirigente governista próximo ao ditador Hugo Chávez, exigiu que a Casa Branca revertesse a suspensão do visto de entrada no país de Bernardo Alvarez, embaixador venezuelano em Washington. A medida, qualificada por Daza de "agressão imperial", foi adotada por Washington como represália pela recusa do governo de Chávez a Larry Palmer, embaixador designado para a representação norte-americana em Caracas.

Palmer enfureceu Chávez, cuja economia depende marcadamente ds vendas de petróleo bruto aos Estados Unidos, após ter insinuado, no início deste ano que finda, que a moral está baixa entre os militares venezuelanos e que o preocupa o fato dos guerrilheiros colombianos estão encontrando refúgio na Venezuela, sob os auspícios do governo Chávez. "A chancelaria dos Estados Unidos deve retificar essa declaração e se colocar numa atitude positiva, de diálogo [...] e não entrar em confrontação", disse Daza, presidente da Comissão Política Externa da Assembléia Nacional. "Chávez já deu sua resposta, que é a de que não aceitamos o senhor Larry Palmer. A única posição possível de ser aceita é a de que a chancelaria americana retifique a declaração de Palmer", acrescentou.

A medida norte-americana foi adotada depois que Chávez desafiou a Casa Branca ao expulsar o embaixador designado por Washington. "Caso o governo [norte-americano] queira expulsar o nosso embaixador lá, que o faça! Se quiser cortar as relações diplomáticas conosco, que o faça!", disse Chávez.

Com relação a isso, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip J. Crowley, declarou que os Estados Unidos tomaram uma "medida recíproca, adequada e correspondente".

Agências AP, DPA e Reuters

COMENTÁRIO:

OS EUA ESTÃO TENDO UMA PACIÊNCIA COM CHÁVEZ QUE BEIRA A IRRESPONSABILIDADE.

UMA DAS PRINCIPAIS MEDIDAS QUE OS AMERICANOS AINDA NÃO TIVERAM A CORAGEM DE ADOTAR CONTRA CHÁVEZ É A SUSPENSÃO DE TODAS AS COMPRAS DE PETRÓLEO CRU QUE FAZ REGULARMENTE DA PDVSA.

GOSTARIA DE VER O CHÁVEZ DIZER "SE QUISEREM DEIXAR DE COMPRAR O NOSSO PETRÓLEO, QUE O FAÇAM!".

IMAGINEM SE AS CONDIÇÕES FOSSEM OPOSTAS, OU SEJA, SE O "IMPÉRIO" FOSSE A VENEZUELA E SE OS EUA DEPENDESSEM DA COMPRA VENEZUELANA DO PETRÓLEO AMERICANO...

AS MANIFESTAÇÕES POPULISTAS HISTRIÔNICAS DESSE "DICTADORZITO DE MIERDA" COLOCAM EM PERIGO A ECONOMIA DE UM POVO JÁ EXTREMAMENTE EXPOLIADA PELO CHAMADO "SOCIALISMO DEL SIGLO XXI", E É FÁCIL BOTAR A CULPA NOS "IMPERIALISTAS NOTE-AMERICANOS".

OS VENEZUELANOS TERÃO QUE DERRAMAR SEU SANGUE PARA RECOLOCAR O SEU PAÍS NOVAMENTE NA SENDA DO PROGRESSO ECONÔMICO E DAS PERDIDAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS.

VIANNA

Nenhum comentário: