A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 10 de julho de 2010

Brasil criou Embaixada em FUNAFUTI

por: Anita Driemeier

FUNAFUTI

Não se preocupem, o título deste e-mail não é um xingamento. A mãe de todos está devidamente preservada. Como vocês são incultos e desconhecedores da geografia e da diplomacia mundial, aqui vai uma explicação.

FUNAFUTI é a capital oficial de TUVALU, um grupo de nove atóis coralinos que fica no Pacífico, logo ali na Polinésia. Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M.Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros.

A população de Tuvalu (os tuvaluanos) atingiu em 2009 a espantosa cifra de 12.273 habitantes, praticamente todos descendentes de samoanos. Como os missionários ingleses, em nome de Deus, acabaram com a religião local, hoje 87% da população é cristã protestante, 6% não tem religião, e 0,6% são ateus. Já é um começo.

A economia de Tuvalu (PIB 14,8 milhões de dólares) é baseada na exportação de COPRA e PANDARA. Não me perguntem o que é isso; eu confesso que não sei. Creio tratar-se de algum produto primário vegetal, mas aceito outras explicações mais científicas.

Aquele país vendeu seu domínio na Internete (tv) para uma empresa americana, por 50 milhões de dólares pagáveis em 12 anos, o que elevou em 50% seu PIB! Outra fonte de renda é a venda de sua bandeira para navios estrangeiros.

Não existe estação de TV em Tuvalu (eles são felizes e não sabem). Há somente um jornal impresso que circula de 15 em 15 dias, cuja tiragem é de 500 exemplares.

Mas por que estou falando de Tuvalu para vocês? É que a diplomacia do nosso Grande Guia MOLUSCO CEFALÓPODE criou uma embaixada em Tuvalu, mais especificamente na capital Funafuti, por meio do Decreto 7.197 de 02 de junho de 2010, mas cumulou essa representação com a embaixada de Wellington, capital da Nova Zelândia.

Creio que o Itamarati está esperando a população de Tuvalu atingir a cifra de 20 mil para então alugar uma oca naquele país e instalar definitivamente a embaixada. Vai ser mais um grande feito da nossa diplomacia, equipará vel ao acordo nuclear com o Irã.

Realmente é impressionante como um (DES)governo torra recursos do erário e mantem-se bem avaliado pelo povo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou passando adiante esta informação, é importante que todo mundo fique sabendo como está sendo usado o nosso sagrado dinheirinho.

Anônimo disse...

Brasileiros:
Votem na Dilma e assim nós teremos uma embaixada também no inferno!!!(E vice-versa).

Denis Lima e Alves disse...

Já viram o paraíso que é essa ilha? Deve ser algum amigo do amigo do amigo do presidente que está interessado em se aposentar por esses dias...