A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Brasil - Um País do Futuro ou do Passado?

O Brasil sempre foi o país do futuro. Já o era na época da colonização. Passou pelo Império, pela República Velha, pelo Estado Novo. Sempre olhando para o futuro sem enxergar o presente. "Paz no futuro e glória no passado", já dizia o auriverde pendão de nossa flâmula. Não havia esta glória toda no passado, mas podia-se sonhar com o futuro.

Chegou, então, um visionário chamado Juscelino Kubitschek que trouxe o futuro para o presente. 50 anos em 5. E vimos desenvolvimento. Brasília foi construída e inaugurada. Chegou a industrialização. E o futuro, enfim, chegou. E o brasileiro podia cantar orgulhoso: "Fulguras, oh Brasil, florão da América; és belo, és forte, impávido colosso.” Bons tempos aqueles.

Depois, o futuro virou passado. Logo voltamos a comprar bilhetes corridos de outras culturas falidas. Lentamente, e como um câncer maldito, vêm se infiltrando, em nossa sociedade, as idéias doentias de Mao Tse Tung, de Fidel Castro, de Che Guevara. O Brasil foi se inclinando para a esquerda e foi empobrecendo.

Parecia que o barco estava perdido. Então o Exército veio em socorro da Pátria amada, idolatrada. Salve! Salve! Mas tivermos de enfrentar um regime forte onde as liberdades essenciais ficaram limitadas cerceando o bom desempenho do cidadão e a expressão da dignidade humana.

De novo vem o Brasil lutar por suas liberdades. Diretas já. "E o sol da liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante." Voltamos a escolher nossos governantes, mas o monstro canhoto estava apenas adormecido.

Enquanto isso, elegemos FHC, homem sério, culto, competente que começou solucionando o nosso maior problema que era a inflação descontrolada. Realizou outra grande proeza que foi a privatização de algumas estatais, elefantes pesados e inúteis que carregávamos, alimentados com o nosso sangue e suor.

FHC foi também o iniciador da solução mais estapafúrdia para o problema da miséria sempre crescente neste país. Em vez de ações que viessem a criar empregos e dar condições de subsistência decente ao povo, partiu para o assistencialismo. Solução mais fácil e bem mais cara. Um custo bem maior para quem paga impostos e sustenta o país.

Surgiu a bolsa-escola, o vale-gás, o PETI e criamos a cultura da fila. O pobre entra na fila para receber a esmola e volta para casa feliz. Quando a esmola acabar, seja o que Deus quiser.

Ao mesmo tempo, o MST cresceu. Invasões nos campos e destruição nas lavouras. Violência, mortes, vergonha!

O monstro, agora totalmente desperto, com sede de vingança e fome de poder, conseguiu ascender aos postos de comando da nação. E o projeto de poder entra na ordem do dia. Para mantê-lo vale tudo: roubo, corrupção, desordem social, divisão da sociedade jogando classe contra classe, desmoralização das instituições, descrédito do legislativo e do judiciário, aparelhamento das estatais, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. Tudo pela perenização do poder.

Mas, é preciso garantir que não vai haver reação popular. Aumenta-se o assistencialismo sem necessidade de contrapartida. É a bolsa esmola. O povão está feliz. Não precisa trabalhar. Não precisa produzir. O país pode sobreviver sustentado milhões de pessoas que não produzem nada? Isto não importa. O que importa é garantir seu apoio.

A classe média, que já está acostumada a sustentar o barco, vai se achatando a cada dia, vai empobrecendo. Quem sabe, um dia entrará também na fila da esmola.

Teremos, afinal, alcançado a igualdade social tão almejada.

E o Brasil, país do passado, “verás que um filho teu não foge à luta”?

Ester J. Azoubel

2 comentários:

Glauco disse...

Querida Ester, tenho para comigo que nos encaixamos nos dois casos. Explico, somos um país do passado, qdo falamos no quesito educação, no quesito de censura em vários niveis, no quesito corrupção...
Mas tb somos um país do futuro, pois temos a solução par a questão energética, pela quantidade de jovens que habitam nosso país, somos os maiores usuários do Orkut e Messenger...
Temos um grande potencial de desenvolvimento mas para que isso seja real, temos que olhar sériamente a questão da educação, burrocracia e outros problemas que ainda nos fazem ser um país do passado.

Maria Luiza disse...

Ei galera...entrei para dizer que consegui acessar e postar no nosso Blog...Abraços éticos a todos!