A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 26 de março de 2011

Este foi prefeito biônico em Recife. Se você conhece nossa cidade, vai ver que praticamente ele a construiu.

AUGUSTO LUCENA

A gestão de Lucena foi marcada por obras estruturadoras. Para termos noção, foi Augusto Lucena quem trouxe a iluminação de mercúrio para o Recife, construiu novas pontes, dentre elas a Jiquiá, Madalena, Capunga, Caxangá e Limoeiro (obra iniciada por Liberato Costa Júnior). Construiu também o viaduto Presidente Médici, na avenida. Norte e o viaduto Nicolau Pereira no Largo da Paz.

Augusto Lucena construiu várias avenidas e ruas de relevante importância para a nossa cidade, a saber: a avenida Caxangá (a segunda maior avenida do mundo em linha reta com 6,5 Km ), a Antônio de Góis, José Estelita, Nossa Senhora do Carmo, Cais do Apolo, General San Martin, Gomes Taborda, a avenida Dantas Barreto, avenida Abdias de Carvalho, avenida Agamenon Magalhães, avenida Domingos Ferreira, avenida Cruz Cabugá, avenida Sul, a avenida Marechal Mascarenhas de Morais (Imbiribeira), a Estrada dos Remédios, Estrada Velha de Água Fria, Estrada da Bomba do Hemetério, Estrada do Vasco da Gama/Visgueiro, Estrada da Nova Descoberta, Estrada do Forte, Estrada da Volta do Mundo, Estrada do Jordão, Estrada de Dois Unidos, Estrada da Brasilit, Estrada do Brejo, e etc, concluiu ainda algumas Avenidas, como a avenida Conselheiro Aguiar, a avenida Mário Melo e a avenida Norte.

Na área de educação, cultura e esportes, Lucena criou a Fundação Guararapes de ensino primário e artesanal, com mais de 40.000 matrículas, instalou o Mobral no Recife, e o Conselho Municipal de Educação. Distribuiu merenda escolar o ano inteiro, em convênio com a Campanha Nacional, construiu 26 novas praças, 27 parques infantis, 14 quadras poliesportivas, 5 centros comunitários, dentre outras coisas. É importante, saber que Augusto Lucena criou a Bandeira do Recife, com o dístico "Virtus et Fides" - Força e Fé - (decreto de nº 8.287 de 27 de março de 1967) características da bravura e do civismo do povo recifense.

Na habitação, sem promessas, Lucena criou e instalou a Cohab-Recife (Companhia de Habitação Popular do Recife), construindo e entregando um total de 7.432 unidades habitacionais.

Foi também Augusto Lucena quem construiu o prédio-sede da Prefeitura da Cidade do Recife, cravando sua primeira estaca em 20 de fevereiro de 1968 e concluindo a obra em 30 de janeiro de 1969.

Augusto Lucena ainda foi Prefeito do Recife uma segunda vez, no período de 1971 a 1975.

Diante destas realizações e serviços prestados à população do Recife, o reconhecimento torna-se irrecusável. Sem querer desmerecer nenhum outro Prefeito que tenha passado pelo "Palácio Capibaribe", Augusto Lucena foi o Prefeito que realmente mais fez obras no Recife.

Um comentário:

Fernando Ferraz disse...

Quase todas as obras eram,na época desnecessárias. A um custo altíssimo a desfiguração do centro do Recife.