A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 10 de abril de 2010

Por quê não te calas?

O modo como alguém nos trata depende de algumas variáveis. Uma delas é o caráter desse alguém, se tem dentro de sí humanidade, limites, inteligência, informações e, outra, é a concepção que possua sobre nós.

Na presente quadra, leitor, são profundamente deprimentes as noções que somos obrigados a concluir sobre o caráter do atual Presidente da República e, também, sobre o que o Presidente parece pensar sobre nós. O desfilar de palavras e atitudes irresponsáveis, incompatíveis com a dignidade do cargo maior de um Estado Democrático de uma grande Nação, de há muito nos fazem passar vergonha.

Em alguns momentos poderíamos dar um desconto, dado a sabida limitação cultural do Presidente. Mas há coisas que não dependem de cultura, mas de respeito e ninguém pode dizer que o respeito devido ao outro dependa de nível de escolaridade.

As atitudes e palavras presidenciais desfilam nessa Marquês de Sapucaí em que se transformou a Nação, ora através de um "nada vi" naquela vergonha do Mensalão do PT; ora em tolices tais como "há muita democracia na Venezuela", visando dar cobertura à marcha chavista para liquidação da democracia naquele país; "são aloprados", tentando minimizar o financiamento de terrorismo contra Serra, então governador de SP; " a poluição é problema porque o mundo é redondo e gira, e a gente acaba passando lá onde a poluição foi gerada"(ver no Yutube).

Mais recentemente, o Mensalão que não houve, "foi um golpe contra o governo popular", dado pela direita e a imprensa. A campanha descarada e inoportuna para a promoção de sua candidata é a azeitona dessa empadinha indigesta.

E o AI-5 do PT, o Decreto do PNDH-3 assinado sem ler , mas que detona a defesa de qualquer propriedade invadida, promove a lavagem cerebral das crianças nas escolas e sufoca a liberdade de Imprensa?

Mais ainda, leitor, a pérola entre as pérolas presidenciais, vimos os deboches e ridicularizações de Lula, ao ser multado pela Justiça eleitoral, por sua propaganda eleitoral extemporânea e ilegal. Aqui sim caberia a expressão "nunca antes nesse país" se viu um Presidente tentar, explicitamente desmoralizar a mais alta corte de nosso Judiciário.

Fato é que se torna cada vez mais evidente a falta de respeito que a Nação merece de quem quer que seja, inclusive das mais altas autoridades. Não somos imbecis, não nascemos ontem, temos memória, liberdade de imprensa que a alguns muito incomoda. Nossas instituições republicanas estão sendo construídas e merecem nosso esforço para solidificá-las. Não é a primeira vez que, do mais alto cargo, se tenta a desmoralização da República, os nomes de Jango e Collor não nos deixam esquecer. Creio que sobreviveremos ao "festival de besteiras que assola ao país" mas, entretanto, como o besteirol vem crescendo e não há ninguém para dizer "porque não te calas Magda ?", não sei se a incontinência verbal do Presidente não possa nos levar a uma crise institucional mais séria e intransponível.

Sim, pois a escalada de onipotência, atitudes maníacas(#) e irresponsáveis vêm se acelerando e não há como não perguntar: até onde vai?

* Psicanalista, Pós Graduado em Política e Estratégia pela UCDB/Adesg -VALFRIDO MEDEIROS

Obs. (#): "Mania" é um estado de exaltação patológica que se manifesta através de atitudes irresponsáveis, exaltação do humor, delírios de grandeza. Pode oscilar com tristeza imotivada ou alegria imotivadas, que a pessoa tenta, frequentemene, afastar com bebida alcoólica.

Nenhum comentário: