A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Da ficção à realidade:
casal de atores cubanos pede asilo nos EUA



Dois atores cubanos, Javier Nuñez Florián e Anailin de la Rúa, que protagonizaram no filme (“La Noche”) jovens que fugiam de Cuba, aproveitaram a oportunidade de participar do “Tribeca Film Festival” em Nova York e pediram asilo ao governo americano, após terem aproveitado uma conexão em Miami para se separa da comitiva que seguia para o festival.
Javier Nunez e Anaylin Florian de la Rua de la Torre em entrevista a um repórter da Associated Press Postado por Toinho de Passira
Fontes:
New York Post, The Guardian, BBC Brasil, Daily Star, Miami Herald

Os atores cubanos Javier Nuñez Florián e Anailin de la Rúa, ambos de 20 anos, aproveitaram uma conexão em Miami, durante uma viagem aos Estados Unidos, para participarem do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, para pedira asilo ao governo americano.

No filme “Una Noche” dirigido pela inglesa Lucy Mulloy, Nuñez e De la Torre interpretam dois irmãos adolescente, que fogem de Cuba em uma jangada improvisada, na esperança de começar uma nova vida em Miami. O filme estreou com a ausência de suas estrelas, no festival de cinema Tribeca, onde ganhou três prêmios. Nuñez foi escolhido melhor ator, dividindo o prêmio com Dariel Arrechada, outro dos atores do filme, que regressou a Havana.

Após dez dias desaparecidos e muito suspense os dois atores reapareceram neste último fim de semana em um programa de televisão em Miami.

"Estamos muito contentes e emocionados", afirmou Nuñez, por telefone, a BBC Brasil, de um hotel barato em Hialeah, bairro com grande concentração de cubanos em Miami.

"Desde pequeno sonhava em sair de Cuba. Mas agora temos que conseguir um trabalho o quanto antes e ganhar dinheiro", afirmou.

Segundo Nuñez, por enquanto ele e Anailin estão vivendo com a ajuda de amigos. Ele diz que precisará também enviar dinheiro para sua mãe, que vive sozinha em Havana.

Ele afirmou ainda que passou o sábado comprando roupa com sua companheira de viagem, que desde a filmagem do longa-metragem é também sua namorada.

Os dois atores planejaram a fuga quando souberam do convite que receberam para participar da entrega dos prêmios em Nova York.

Eles não revelaram suas intenções ao produtor e ao outro ator que os acompanhava na viagem e aproveitaram uma escala em Miami durante o trajeto de Havana a Nova York para se separarem do grupo.

No aeroporto, eram aguardados por um amigo. Os dois dizem que querem seguir trabalhando como atores, mas que desde o fim das filmagens de Una Noche não vinham conseguindo mais trabalho como atores e ganhavam a vida com outras ocupações - Nuñez como garçom em uma pizzaria e De la Rúa vendendo jóias a turistas nas ruas de Havana.

No momento, o casal terá de resolver sua situação legal de imigrantes para poder trabalhar nos Estados Unidos.

O advogado deles, Wilfrdo Allen, afirmou que apesar de os cubanos terem direito à residência permanente nos Estados Unidos após um ano e um dia no país, precisam esperar esse tempo para receberem autorização para trabalhar.

Mas Allen afirmou que vai pedir às autoridades americanas que reconheçam o asilo político "diante do risco de que eles possam sofrer represálias se voltarem a Cuba", para que possam começar a trabalhar em poucas semanas.

Até seu status seja resolvido, eles planejam viver em Las Vegas com o irmão de Nunez, que trabalha em um restaurante. Os dois embarcaram para Vegas com as passagens que ganharam do programa de televisão que os entrevistou.

Ambos disseram que até oportunidades atuando aparecer, eles estão dispostos a aceitar qualquer trabalho para se sustentar.

Quem sabe algum produtor os contratam para protagonizaram no cinema americano a história deles mesmo. Esperemos que na história real o final seja realmente feliz.

Nenhum comentário: