A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


domingo, 29 de janeiro de 2012

Mara Montezuma Assaf

É MAIS GRAVE DO QUE SE PENSA, A CRISE DO JUDICIÁRIO

Para: O Estado de São Paulo

Por - Mara Montezuma Assaf


O Judiciário está sofrendo uma crise de credibilidade, isto é evidente. Mas as hipóteses aventadas por alguns dos magistrados reunidos em Teresina para explicar a turbulência que abala o Supremo Tribunal Federal parece mais uma tentativa de tirar a culpa dos ombros togados deste rol de ministros.

Dizem eles que o Supremo está "emparedado por pessoas que querem abalar os alicerces do Judiciário", que tudo está relacionado com o julgamento dos mensaloneiros que provocaram o maior escândalo do governo Lula, e que alguns réus ou pessoas próximas a eles estão fazendo este serviço sujo.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) Henrique Nélson Calandra, chega a dizer: "Alguns réus podem estar por detrás disso. Que aí tem, tem. Eu não estou falando do Zé Dirceu, ele foi meu colega de faculdade".

Ora, e o que o fato de terem sido colegas pesa a favor do Dirceu? Que raciocínio sem pé nem cabeça... Tamanha falta de isenção do egrégio magistrado (?!) me leva a concluir que ela nasce do tal antigo coleguismo, o que pesa e muito contra o próprio magistrado.

Em outro ponto da entrevista, Calandra afirma que Eliana Calmon jogou gasolina na fogueira da crise do Judiciário ao afirmar “tolamente” que “existem bandidos togados no seio da magistratura”. Pronto... Calandra, com uma palavrinha, tenta desmontar a estatura profissional da desembargadora ao mesmo tempo em que a coloca como pivô da crise de credibilidade que assola o Judiciário... E ainda a responsabiliza pela possível prescrição do crime dos mensaloneiros, visto que "os caras (ministros) têm que se defender (dos ataques midiáticos )", ao invés de sentar e estudar o processo de 100 mil páginas... E preparar o seu voto.

E, segundo Calandra, seja qual for o veredicto... "politicamente o cara (o réu) pode justificar: ‘Está vendo, esse tribunal é que me condenou’, o que” – segundo ele – “desqualifica qualquer condenação".

E eu fico pasma de ver um magistrado afirmar que qualquer que seja o veredicto neste processo, se for pela condenação dos réus, está... Desacreditado.

Resumo: Recentemente Lewandowski antecipou o resultado com a possibilidade de prescrição e, agora, Calandra com a invalidade do veredicto caso seja decidida a condenação dos mensaloneiros.

E depois querem nos fazer crer que a crise de credibilidade tem causas externas ao Judiciário, quando está mais do que claro que o Judiciário está doente, sendo corroído internamente pelo câncer do partidarismo político! Suas decisões mais recentes demonstram isso, como foi o caso do Cesare Battisti.

Prova de que nossa Constituição é letra morta... Pois o que vale é o que determina o Executivo nas mãos do PT.

Nenhum comentário: