A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Diálogo Interamericano:

Diálogo Interamericano:

“Quando a Fundação Ford decidiu investir em um centro de estudos acadêmicos – o CEBRAP -, idealizado na época por um sociólogo chamado Fernando Henrique Cardoso, a situação política brasileira não era particularmente sólida. Foi feita uma aposta em um grupo que, vinte anos atrás, parecia ser o perfil de uma futura liderança. Deu certo.

A despeito da imprecisão cronológica da Sra. Simmons, cabe a pergunta: deu certo?

Por ocasião da criação do CEBRAP, a Fundação Ford era dirigida por McGeorge Bundy, decano do Establishment oligárquico estadunidense. Seu representante no Brasil era Peter T.Bell, que em 1982, se tornaria diretor fundador do Diálogo Interamericano, para cujos quadros convidou Fernando Henrique, que foi juntar-se a personalidades como o próprio Bundy, Robert McNamara, Cyrus Vance e outros próceres do Establishment.

Como membro fundador do Diálogo Interamericano, que foi criado como um subgrupo da Comissão Trilateral para as Américas, Fernando Henrique ajudou a elaborar a agenda do “governo mundial” para a Ibero América. Esta agenda, explicitada nos relatórios anuais da organização, inclui itens como o desmantelamento das Forças Armadas (sob o disfarce da sua submissão ao poder civil), a politização do ambientalismo.

Nos debates travados na entidade em 1989, por exemplo, a questão ambiental recebeu grande destaque. Entre outras propostas, decidiu-se que “o desenvolvimento sustentável deveria ser o objeto de todos os projetos de investimento”. Para tanto, “Os Estados Unidos, o Canadá e as agências multilaterais devem cooperar em tais esforços de planejamento de longo prazo, proporcionando recursos financeiros, tecnologia e assessoria técnica.[1] Na ocasião, Fernando Henrique era membro do Comitê Executivo do Diálogo.

No mesmo ano em que foi fundado o Diálogo, foi criado também o World Resources Institute (WRI), no qual a Fundação MacArthur teve papel fundamental. Uma de suas funções principais era a de introduzir os temas ambientais nas políticas de ajuda financeira de agências multilaterais como o FMI, Banco mundial, BID e as agências de desenvolvimento dos países do G-7. Seu primeiro presidente foi James Gustave Speth, um fervoroso proponente da criação de um Banco Mundial para a Conservação.

Um dos objetivos do D.I é um compromisso dos governos no Sul para reduzir substancialmente as suas Forças Armadas, com o propósito de criar um dividendo de paz que seja investido do desenvolvimento humano.”

“MÁFIA VERDE”, pág. 127/128,

(recebido por e-mail de Iracema Pedrosa)

Nenhum comentário: