A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Aprender a jogar Xadrez

Edgar De Cesaro

Caros amigos.

2008 começa e nós não temos muito o que comemorar. No ano passado fomos um fracasso quase que total em termos de mobilização e pressão da opinião pública. Nós sabemos, e não é de hoje, que existe de fato uma conspiração que deseja, por um lado, o poder político para implantar a fase final da revolução socialista e, por outro, uma classe dominante que faz qualquer coisa para lucrar e permite que essa mesma conspiração continue enquanto ela mantiver os seus cofres cheios.

Sabemos também que as forças armadas que um dia agiram em defesa da pátria, hoje estão completamente cabisbaixas e nem sequer conseguem marcar uma posição, nos fazendo crer que desta vez nós teremos realmente que agir sozinhos. Mas isso não é de todo mau, acho mesmo que vamos nos ver obrigados à crescer porque não há outra saída.

Nos últimos dois anos, ali há alguns dias atrás, os inimigos do país que tanto julgamos amar, nos deram de bandeja todas as armas para que nós lhe déssemos uma bela rasteira, foram incompetentes para governar e muito mais incompetentes para mentir e roubar. No entanto, nós conseguimos ser mais incompetentes ainda para não dizer caricatos em nossas articulações especialmente pela internet. Enquanto em Caracas na Venezuela, 500 mil pessoas protestavam, nós não conseguimos reunir 100 mil na avenida paulista, e permitimos a reeleição de um governo que nem sequer deveria ter terminado o primeiro mandato.

Agora com o fim da cpmf ficamos tão felizes como um jogador de Damas ao comer três em seqüência, e achamos que foi uma vitória monumental. Por conta dessa ilusão, já estão sendo lançadas candidaturas a presidente e as comunidades de salvação da pátria se proliferam como bactérias no Orkut.

Enquanto isso, bem longe do Bar Brasil onde nos refrescamos com uma gelada que desce redonda enquanto armamos uma grande jogada pra comer mais umas pedrinhas, o inimigo faz seu jogo no tabuleiro de xadrez onde as patéticas pedras somos nós.

Se nós queremos vencer amigos, o primeiro passo é cair na real para deixarmos de ser as peças e nos tornamos o jogador, e o segundo é aprender a jogar o jogo real, tão bem e tão sem escrúpulos quanto o nosso adversário. Temos um ano inteiro pela frente, mas se você não sabe ou não gosta de xadrez, só tem dois caminhos, ou você aprende e passa a gostar, ou desista de perder seu tempo precioso de lazer mandando e-mails repetitivos para seus amigos ou postando mensagens no orkut que todo mundo está careca de saber, por que isso é jogar daminhas, é confete e serpentina para o carnaval dos inimigos que você pensa estar incomodando.

Aproveite as férias e o carnaval para uma reflexão, compre um jogo de xadrez bem baratinho, chame um amigo e comece a treinar. Logo você vai sacar todas e compreender que se o cavalo do adversário recua, ele só tem dois propósitos, ou proteger o Rei ou armar uma cilada para nossos ingênuos peões.

Boas férias!

Nenhum comentário: