A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Jornalista lança livro sobre saga de comunidade judaica instalada em PernambucoObra destrincha como judeus que habitavam o Recife contribuíram com a "fundação" de Nova York, nos EUA

Publicação: 16/06/2015 11:30 Atualização: 16/06/2015 11:53

Foto: Alexandre de Paulo/ADPhoto
Foto: Alexandre de Paulo/ADPhoto

Quando o assunto é a história da comunidade judaica no contexto pernambucano, é recorrente a existência de um capítulo para contar como um pequeno grupo saiu do Recife para “fundar” a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Há algumas versões para a mesma narrativa, mas, em linhas gerais, a metrópole onde hoje habitam mais de 2 milhões de judeus teria começado a ganhar forma com a chegada de 23 pessoas expulsas das terras brasileiras até então dominadas pelo holandês Maurício de Nassau. O episódio histórico é destrinchado pelo jornalista pernambucano Paulo Carneiro no livro Caminhos cruzados (Autografia, 222 páginas, R$45), cujo lançamento será nesta terça-feira (16), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife). Na ocasião, o autor fará palestra sobre o tema.

Segundo Paulo Carneiro, a história dos 23 judeus é parte mito e parte verdade. “Após a expulsão, em 1664, muitos buscaram abrigos na Holanda, nas Antilhas, e um dos navios foi atacado por piratas, no Caribe, e naufragou. Resgatados por franceses, os sobreviventes acabaram no povoado de Nova Amsterdã (onde hoje fica Nova York). Lá, criaram a primeira congregação judaica dos Estados Unidos. Eles inspiraram um modelo de comportamento a ser adotado por novos grupos de judeus vindos da Europa”, esclarece.

Com o livro, o jornalista busca reforçar a existência do episódio histórico e tratar o tema com seriedade, ao invés do modo “pitoresco e folclórico” como, segundo ele, os acontecimentos são encarados. “Temos uma parte de Pernambuco em Nova York. É preciso tornar isso oficial, pois é um privilégio para o povo daqui”.

SERVIÇO
Lançamento do livro Caminhos cruzados e palestra do jornalista Paulo Carneiro 
Quando: terça-feira, às 19h
Onde: Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife)
Caminhos Cruzados - A vitoriosa saga dos judeus do Recife no século XVII - Da expulsão da Espanha à fundação de Nova York, de Paulo Carneiro
Editora: Autografia
Páginas: 222
Preço: R$ 45

Nenhum comentário: