A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 28 de março de 2008

Aos jovens Brasileiros

Por Ester J. Azoubel

Faz parte de nossa obrigação, como cidadãos, pagar impostos. Por que pagá-los?
É que o governo não tem dinheiro. Nós elegemos nossos representantes para governar o país em nosso nome e devemos lhes dar condições de fazer isto. Como governar sem dinheiro?
É com o dinheiro dos impostos que pagamos que o governo faz, ou pelo menos, deveria fazer, estradas, hospitais, escolas, pontes. É com o dinheiro dos impostos que mantém os hospitais e todos os serviços públicos.
Todos nós pagamos impostos, porque eles vêm embutidos nos preços de todas as mercadorias e serviços que utilizamos. Não há um só brasileiro, por mais pobre que seja, que não pague imposto. Entretanto, quem mais paga impostos é a classe média, que, com as médias, pequenas e micro empresas, é quem sustenta este país de impostos e de empregos, que geram renda, que geram impostos.

Já que o dinheiro é nosso, é também nossa a obrigação de fiscalizar o seu uso e destinação.

Sendo assim, temos algumas coisas a considerar.

Levando em conta que temos a maior carga tributária do planeta, deveríamos ter também os melhores serviços públicos do planeta. Infelizmente, não é isto que ocorre. Trabalhamos quatro meses e meio, por ano, para pagar impostos. Os serviços que os nossos representantes nos estão oferecendo, em troca, estão muito longe de serem satisfatórios.

Saúde – pelo que pagamos de impostos, deveríamos ter excelentes hospitais para todos os brasileiros, sem que se precisasse dormir na fila para marcar uma consulta ou uma cirurgia para dois ou três meses à frente. Não deveríamos estar sujeitos a dengue, ou outras doenças epidêmicas, pois existem prevenções para todas e não é caro. O nosso dinheiro dá para tudo. Dá também para pagar muito bem aos médicos que atendem à população. Infelizmente eles ganham tão pouco que temos vergonha de dizer quanto. Dá também para construir mais hospitais e equipar melhor os que existem.
Para sorte dos mais pobres, a classe média paga estes impostos duas vezes porque paga por fora um plano de saúde. Não fosse assim, haveria ainda mais doentes nos corredores, sendo atendidos em bancos, tamboretes ou no chão, ou morrendo nas filas sem conseguirem atendimento.

Educação - É o mesmo problema. Quantos países, com muito menos impostos do que pagamos, oferecem excelente educação para seu povo. Nossas escolas vivem caindo aos pedaços, nossos professores mal pagos e mal orientados, sem estímulo nem condições de trabalhar. Nossas Universidades estão mal equipadas. De novo a classe média corre para a escola particular, deixando espaço para os mais carentes.

Segurança – As polícias existem e são pagas para proteger os cidadãos. Até pouco tempo nós tínhamos o direito de dormir com as janelas abertas e sem grades. A polícia nos garantia a segurança. O crime aumentou, a impunidade aumentou, a polícia está desguarnecida e mal paga. E o povo se fecha em grades nas portas e janelas transformando-se em prisioneiros em suas casas.

Transportes – é nosso direito que nos está sendo negado: ótimas estradas, ferrovias, pontes, etc. segurança nas estradas e nos transportes aéreos. Agora estão falando em privatizar as estradas e nos cobrar pedágios. Algumas estradas já estão cobrando. Mas nossos impostos são suficientes para nos darem excelentes estradas sem que precisemos pagar duas vezes por elas.
Habitação – Quantos brasileiros não têm onde morar? Não é por falta de dinheiro que o governo não constrói casas e apartamentos para a população de menor renda. Mesmo com uma carga tributária menor ainda daria.

Empregos – A classe média é quem mais dá empregos neste país. Houvesse menos impostos e menos despesas para as pequenas e médias empresas, poderia haver muito mais empregos para a população.

Forças Armadas – São a segurança do país, a segurança do povo, do território, das fronteiras.
Nossas FFAA estão sucateadas, nossos militares ganhando miseravelmente. Se qualquer país, um desses que têm um olho grande em nossas riquezas naturais, em nosso suprimento de água, de minérios, da fauna e flora mais rica do mundo, se resolverem nos invadir, levam tudo e mais alguma coisa, como está acontecendo na Amazônia. Em algumas áreas da Amazônia, brasileiro não entra e os índios falam francês ou inglês.

Respeito aos bens públicos e aos cidadãos – Os políticos estão lá para administrar nosso patrimônio em nosso nome. Não estão fazendo isto. Muitas pessoas dizem que todos os políticos são desonestos. Não é verdade. Tem muita gente boa em todos os cargos. Tem muitos desonestos também. Mas, de quem é a culpa? Se estão lá é porque foram eleitos. Se foram eleitos, nós votamos neles. Então, cabe a nós eleger só quem é honesto e decente, quem não compra o seu voto e não tenta comprar sua dignidade, quem não tem processo na justiça sendo acusado de algum crime. Não. Não é que agora se divulgam mais os crimes do colarinho branco. É que eles estão escandalosamente maiores mesmo. Nunca se roubou tanto neste país.

Precisamos parar de nos contentar com os restos das festas dos corruptos que se julgam donos de nosso país. Nós não o vendemos, nem mesmo o alugamos. Nós elegemos representantes para administrarem nosso país em nosso nome e não para acabar com ele.
Quando virem um político ou seus familiares enriquecendo com o dinheiro público, lembrem que é o seu dinheiro que eles estão desperdiçando. É o dinheiro da saúde, da educação, da segurança, do saneamento básico, dos transportes, das Forças Armadas, das rodovias e ferrovias, dos transportes aéreos.

SABE QUEM PAGA A FARRA DOS CORRUPTOS?
VOCÊ

Um comentário:

Suzy disse...

Ester, hoje, DIRETO DO ABISMO, entrevista com Rodrigo Constantino a partir das 16:00 hs.
Esperamos que você traga PILHA pra lanterna...não deixe nosso Abismo no breu total...hehehe
Beijos