O BRASIL TEM O SEXTO MAIOR PIB DO MUNDO
Prof. Adriano Benayon do Amaral
É bom não nos iludirmos. Mesmo sem considerar os macetes estatísticos que afetam sobremaneira os cálculos das contas nacionais (em todos os países), o indicador PIB é sobremaneira ilusório.
De fato, mesmo que o PIB seja corretamente apurado, e de forma compatível em mais de um país, ele significa a produção realizada em cada país, desconsiderando quem é o dono dessa produção e quem a controla, e o que faz com ela, por exemplo, enviando os ganhos respectivos, de diversos modos para o exterior.
Sob esse aspecto, o Brasil e a Inglaterra representam dois opostos, a primeira ainda detentora de imenso poder milita. político e econômico em todo o mundo, apesar da produção interna declinante, mas quase que monopolizando, ativos valiosíssimo em todo o mundo, por exemplo as minas de ouro do próprio Brasil e dos demais países onde as principais dessas minas se encontram.
O Reino Unido é o país com maior produto fora de suas fronteiras, e a oligarquia britânica ceva-se com o produto de várias nações em todo o mundo. Já no Brasil a produção ainda está crescendo, mas a serviço quase que exclusivo dos bancos e das empresas transnacionais, as quais controlam cada vez mais ativos no País e transferem os respectivos ganhos para o exterior, especialmente nos paraísos fiscais, por sinal, uma especialidade dos banksters britânicos.
Por tudo isso, o PNB seria medida bem menos enganosa do que o PIB, e essa deve ser a razão por que se fala tanto no segundo e tão pouco no primeiro.
Nem tocamos na questão do poder militar, praticamente nulo do Brasil, que nos deixa à mercê da tomada da Amazônia por interesses estrangeiros, principalmente britânicos, área em relação à qual o tal de príncipe Charles já impôs a governos brasileiros alheios ao interesse nacional, demarcações de terras onde brasileiro não entra mais, por sinal nas terras mais ricas, possivelmente do mundo, em minerais estratégicos e minerais preciosos, sem falar na biodiversidade.
COMENTÁRIO:
O Brasil, mesmo "TRAVADO" pelo socialismo e corroído pela CORRUPÇÃO ENDÊMICA, propiciada por uma cidadania de baixíssima qualidade e expoliado por um CAPITALISMO ESTATAL crescente da "cumpanherada" e governados pou uma escória política, consegue ser mais rico que a Inglaterra.
Imaginem se azeitarmos as nossas engrenagens, criarmos uma democracia meritocrática, formarmos uma cidadania melhor e deixarmos o estado apenas com a missão de promover SERVIÇOS PÚBLICOS DE BOA QUALIDADE e FORÇAS ARMADAS com poder dissuasivo considerável, onde poderemos chegar em uma ou duas gerações?
VIANNA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário